top of page
Grupo Coral Montijo 2.jpg

Grupo Coral do Montijo

/

  • Ícone do Facebook Preto
  • YouTube

Grupo Coral do Montijo

O Grupo Coral do Montijo, Coro polifónico com quinze anos de existência, é dirigido desde a sua fundação em 5 de Março de 2007 pelo Maestro José Manuel Balegas Gonçalves.
O seu repertório polifónico engloba todos os géneros musicais, do religioso ao profano, e do clássico ao contemporâneo. 
As sua actuações são maioritáriamente à Capella, mas já realizou concertos com Bandas de Musica, Orquestras de Câmara, Orquestras de Guitarras e Grupos Rock.
Em 2008 apresenta o espetáculo, “Filmes Sem Cor Vozes Em Coro”, onde conjugava excertos dos filmes portugueses dos anos 30 e 40, com canções dos mesmos filmes, com arranjos do Maestro José Balegas. 
Em 2010, por ocasião do centenário da República, apresenta “Da Coroa Ao Cravo”, um musical que relata o ambiente social e político, do período que vai do final da Monarquia, Até à Revolução de 25 de Abril de 1974, em dez quadros musicais compostos pelo Maestro José Balegas, encenados ao jeito da revista à portuguesa. 
Em 2012 apresenta, “Cantar Simone”, um musical baseado em canções de Simone de Oliveira, com arranjo do Maestro José Balegas. 
Em 2016 e 2018, o Maestro José Balegas idealizou um concerto onde agregasse os elementos de quatro Coros que na altura dirigia (Grupo Coral do Montijo, Grupo Coral da Portela, Coro da Universidade Autónoma de Lisboa e Coro da Direcção Geral do Território), num agrupamento de cerca de 70 cantores, e em conjunto com a Banda de Música da Assoc. Human. dos Bomb. Vol. de Torres Vedras (2016) e com musica pré-gravada (2018), realizar o “Concerto Intemporal”. O conceito intemporal, advem do facto de as obras a interpretar, abrangerem desde a tradição secular de interpretar missas em latim, como é o caso da “Missa Brevis” de Jacob de Haan,  até aos temas recentes dos musicais da Broadway, da autoria de Andrew Lloyd Webber, passando pelo tema do filme “1492 – A Conquista do Paraíso” do compositor grego Vangelis, pelo “Hallelujah” de Leonard Cohen, “Jesus Bleibet Meine Freude” de J. S. Bach, “Pannis Angélicus” de César Franck, "Amazing Grace" de John Newton, e o “Hallelujah” de G. F. Handell .
Esse concerto foi apresentado no Cinema Teatro Joaquim de Almeida no Montijo, no Teatro-Cine de Torres Vedras, no Pavilhão Paz e Amizade de Loures, na Sé de Lisboa, na Igreja de São Domingos em Lisboa, na Basílica da Estrela em Lisboa, na Basílica de Mafra e na Sé de Évora.
Em 2021, em conjunto com o Grupo Coral da Portela, realiza um concerto de homenagem à memória de Carlos do Carmo, onde interpretou 10 musicas do repertório do fadista, com arranjos do Maestro José Balegas e com musica de acompanhamento pré-gravada também de sua autoria. 
O concerto foi apresentado no Cinema Teatro Joaquim de Almeida no Montijo, e no Centro Cultural de Moscavide.
Ao longo da sua curta existência, o Grupo Coral do Montijo realizou mais de 230 atuações um pouco por todo o Portugal continental e Ilhas dos Açores, e também na vizinha Espanha.
 

Grupo Coral Montijo 3.jpg
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do YouTube Preto
bottom of page